Sobre o Financier


O que é Financier?

Financier é um delicado bolinho de aparência discreta e que surpreende na mordida: por fora, é seco e firme; por dentro, molhadinho e macio. À base de farinha de castanha de caju, é um coringa nas mesas de lanche. A receita é simples e o resultado vai bem com café, chá, mas também faz bom papel como sobremesa.

O nome é sugestivo. Dizem que os financiers – que traduzido para o português significa financeiro – foram assim batizados por terem surgido no entorno da Paris Bourse du Commerce, antiga bolsa de valores da capital da França, lá no início do século XVIII. Para agradar os executivos da área, uma pâtisserie adaptou uma receita da Idade Média de forma que eles não sujassem as mãos ao comê-los. Os petits-fours eram assados em pequenas forminhas baixas e retangulares, lembrando barrinhas de ouro. Se a história é verídica, ninguém sabe ao certo, mas todos concordam que a receita é um dos maiores tesouro franceses.


Tradicionalmente o Financier, que é um bolinho de consistência fofa e úmida, é preparado com farinha de amêndoas. Para deixar a massa ainda mais leve, são usadas apenas as claras do ovo, descartando as gemas. Na receita da Captiolio o Financier é preparada com farinha de castanha-de-caju e.

O Financier vai bem com um café bem quentinho. No friozinho no final da tarde, pode ser servido também com chá. Uma excelente pedida.


Baixe GRÁTIS a apresentação em PDF do Financier Capitolio


COMO É FEITO

------